Categorizado | FNP e outras bases, PLR

PLR 2010: Nota de esclarecimento sobre Sindipetro-SJC

A base do Sindipetro-SJC, mesmo com o indicativo de rejeição da direção do Sindicato, aprovou na terça-feira (26/07) a proposta da Petrobrás. Com isso, o Sindicato assinou nesta quarta-feira (27/07) o acordo referente à PLR.
Reunida nesta quarta, no RJ, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) empreendeu todos os esforços para que a assinatura do acordo fosse adiada, uma vez que a assinatura imediata prejudicaria a força dos movimentos encampados nas demais bases. Entretanto, apesar do diálogo construído pela direção da FNP com a direção de SJC, a assinatura foi realizada. A FNP respeita a autonomia e a decisão da base do Sindipetro-SJC, mas lamenta a assinatura do acordo num momento em que a categoria está em pleno processo de luta. Apesar desse revés, a FNP e seus sindicatos continuam mobilizados e já articulam os próximos passos.  Ainda somos 16 sindicatos lutando por uma PLR justa. Com unidade e mobilização, é possível avançar.

A base do Sindipetro-SJC, mesmo com o indicativo de rejeição da direção do Sindicato, aprovou na terça-feira (26/07) a proposta da Petrobrás. Com isso, o Sindicato assinou nesta quarta-feira (27/07) o acordo referente à PLR.

Reunida nesta quarta, no RJ, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) empreendeu todos os esforços para que a assinatura do acordo fosse adiada, uma vez que a assinatura imediata prejudicaria a força dos movimentos encampados nas demais bases. Entretanto, apesar do diálogo construído pela direção da FNP com a direção de SJC, a assinatura foi realizada.

A FNP respeita a autonomia e a decisão da base do Sindipetro-SJC, mas lamenta a assinatura do acordo num momento em que a categoria está em pleno processo de luta. Apesar desse revés, a FNP e seus sindicatos continuam mobilizados e já articulam os próximos passos.  Ainda somos 16 sindicatos lutando por uma PLR justa. Com unidade e mobilização, é possível avançar.

69 Respostas para “PLR 2010: Nota de esclarecimento sobre Sindipetro-SJC”

  1. Caros,

    o balanço do movimento reivindicatório é muito favorável à TODA CATEGORIA !!!

    A negociação, os Movimentos do Patrão, os Sinais da Força da Categoria, e a disputa Sindical (fup x FNP)

    http://petroleiro2020.wordpress.com/2011/07/29/a-negociacao-os-movimentos-do-patrao-os-sinais-da-forca-da-categoria-e-a-disputa-sindical-fup-x-fnp/

  2. Janio disse:

    As pessoas tem que lavar a boca para falar sobre SJC, que em 90% das veses foi o ultimo sindicato a assinar os acordos ou PLR.

  3. welliktus disse:

    CALMA PESSOAL !
    A LUTA CONTINUA, NÃO PERDEMOS NADA, TOMAMOS UM SOCO NA BOCA DO ESTOMAGO, POR UMA IRRESPONSÁBILIDADE, IMATURIDADE, ATITUDE EMOCIONAL E BURRA, DE UMA PEQUENA PARCELA DE UM GRUPO DE REVAP, QUE NÃO EXPRESSA A GRANDE MAIORIA DA MESMA UNIDADE QUE ERROU EM SE ACOMODAR COMO MUITO DE NÓS, ERROU, MAS FOI SÓ UM SOCO, NÃO DEU PARA NÓS DERRUBAR, ISSO PODE SER ATÉ UMA ESTRATEGIA, VAMOS CONTINUAR, APESAR DAS DIFERENÇAS IDIOTAS DA FUP E FNP, AO MENOS NESTA QUESTÃO ELAS ESTÃO JUNTAS NA MESMA LUTA E OBJETIVO.
    A PETROBRAS E GRANDE, PORQUE O SEU CORPO TECNICO E AUXILIAR E GRANDE E COMPETENTE, DO JEITO QUE ESTA NÃO DA PARA FICAR, VAMOS LUTAR PARA QUE AS DESIGUALDADES GRANDES E EXTREMAS MESMO ( RESPEITANDO CARGOS E POSIÇÕES), SEJAM DIMINUIDAS.
    E COBRAR DOS COLEGAS ES-SINDICALISTAS QUE AO MENOS AGORÁ SEJAM ETICOS COM SUA CONCIENCIA E HISTORIA PASSADA E VOLTEM A BRIGAR PELA CATEGORIA, E VERDADE DIFICIL LUTAR COM ESTES ES-COLEGAS SINDICALISTAS QUE HOJE ESTÃO NO PODER, QUE CONHECEM OS PORÕES DO SINDICATOS E DAS LUTAS, MAIS E COMO JA SE FALA A TEMPOS O SINDICATO SOMOS NÓS, COM RESPONSÁBILIDADE, ORDEM E DIREITO VAMOS BRIGAR POR RESPEITO E VALORIZAÇÃO. O PRE SAL ESTA AI A PETROBRAS E O BRASIL PRECISA DA NOSSA MÃO DE OBRA E QUALIFICAÇÃO…

  4. Kléber disse:

    Do site da Fup:
    “Na tarde desta terça-feira, os petroleiros iniciaram as vigílias de 24 horas indicadas pela FUP para pressionar a Petrobrás a avançar no processo de negociação da PLR, PRINCIPALMENTE no que diz respeito ao condicionante aprovado pela categoria nas assembléias de que não haja pagamento de surbônus para as gerências e demais cargos comissionados.”
    Acontecerá o seguinte:
    1.A empresa e a Fup já chegaram num acordo de não pagar este o tal surbônus para os amigos do rei. Já está tudo acertado. Mas empresa precisa de um álibe;
    2.Cancelado o surbônus, a Fup bradará vitória;
    3.Quanto ao que REALMENTE IMPORTA,aumento da PLR, nada;
    4.A empresa ainda economizará uma grana, justificando com as gerências e demais cargos que o não pagamento do surbônus foi por pressão dos trabalhadores.

  5. Marcos disse:

    agora é assim, por birra assinam algo! a pirraça fica com quem faz!

  6. JR disse:

    Lamentável então estamos com muitas pendências PLR JUSTA, RMNR JUSTA, VP`s JUSTA (30%), AMS JUSTA, SMS JUSTA, e todos ganhando um SALÁRIO INJUSTO, VAMOS VER A NEGOCIAÇÃO EM SETEMBRO SE PELO MENOS ROLA 20% SEM ABONO INJUSTO. CLASSE PETROLEIRA ENFRAQUECIDA. ADEUS 1995. QUEM DIRIA UM DIA ALGUÉM TEVE ORGULHO DE FALAR ONDE TRABALHA, AGORA FALAM É PETROLEIRO GENERICO (NOVOS) OU PETROLEIRO DE RAÇA (VELHOS) ? É SUPERIOR OU É MÉDIO? É UM CLASSE TOTALMENTE DIVIDIDA.

  7. Rico - REVAP disse:

    Fico triste em ver que o jogo de interesse entre os sindicatos FNP e FUP, está conseguindo fazer com que os companheiros confrontem um ao outro. A culpa de todo esse desentendimento é a divisão que há muito tempo não vem ajudando a categoria em nada, está na hora de todos buscarem a unificação dos sindicatos, ou a cada ano será pior para todos.

  8. WELL disse:

    A PETROBRAS E IGUAL O BRASIL, E COMO O BRASIL SE TORNOU UMA EMPRESA DESIGUAL, POUCOS GANHANDO MUITO, MUITO BEM MESMO E COM GRANDES PREVILEGIOS .
    E UMA GRANDE MAIORIA NA PINDURA TENDO QUE GANHAR FORÇA, PARA MOSTRAR QUE ASSIM NÃO DÁ, SEM CHANCE DE CRESCIMENTO DE LETRAS E ETC, AFINAL NA HORA DE DIVIDIR O BOLO OS MELHORES PEDAÇOS O RECHEIO FICAM COM OS PREVILEGIADOS.
    E ESTA GRANDE MAIORIA, NÓS AQUI DO CORPO TECNICO AUXILIAR TEM QUE FICAR COM AS MIGALHAS, AI BRIGAMOS ENTRE NÓS POR ELAS, PELEGAMOS, FOLGAMOS E SEMPRE SE FERRAMOS E NOS CONTENTAMOS COM QUALQUER PEDACINHO DO BOLO QUE NOS E OFERECIDO NA HORA DO DESESPERO, QUE VERGONHA!
    BRIGUEI MUITO PELO GOVERNO ATUAL E POR COLEGAS QUE SE DERÃO BEM NA EMPRESA GANHANDO ALTOS CARGOS, MAS FICO TRISTE EM VER QUE CADA UM TEM SEU PREÇO E SE VOCÊ QUE CONHECER ALGUÉM COLOQUE SÓ UM POUQUINHO DE PODER NAS MÃOS DELE ( SÃO ESTES COLEGAS QUE ESTÃO NÓS FERRANDO)?
    SERÁ QUE SERÁ DESTA VEZ QUE VAMOS CONSEGUIR QUE ESTA DIFERENÇA E DESIGUALDADE DENTRO DA PETROBRAS DIMINUA?

  9. luiz mario disse:

    Lamento pela decisão dos companheiros de SJC, mas a Luta continua, ficaram pelo caminho, vamos em frente…

  10. Vinícius Camargo disse:

    Caro Kléber,

    este raciocínio de revolta,

    (http://sindipetrolp.org.br/site/?p=9034&cpage=1#comment-1972)

    foi muito bem trabalhado para dividir a categoria e prejudicar o pessoal de SJC.

    Mesmo que não sejam, estão passando por desertores, ao invés de conseguirem aliados para, em uma melhor conjuntura, cobrarem o respeito aos trabalhadores, e mais ainda, para aqueles que honraram seu trabalho e morreram por causa do trabalho e das condições inseguras.

    Vemos tanto nó na cabeça dos trabalhadores, mas esse é muito cruel: lutaram, sozinhos, para honrar seus companheiros mortos; e, agora, por uma interpretação equivocada da conjuntura(pois não perceberam que a União da Categoria ocorreu e ocorre, pela Base, pelos ideáis e pelos mesmos problemas que combatem e, não por uma Federação ou outra), tomaram uma decisão que contribuiu para o seu algoz, o Patrão, seja ele quem for.

    Façam o debate da questão. Voltem a tratá-la. Vejam quem se beneficiará com a decisão que tomaram: o Patrão ou os Trabalhadores.

  11. Kléber disse:

    O pensamento da base de SJC é se a FUP (PUF??) quer brigar com a empresa (bastante improvável), que brigue sozinha então pra gente ver até onde vai esse súbito interesse da Fup pela classe petroleira.
    Podem até conseguir algum aumento da proposta (lógico,em conluio com a direção da empresa) para depois eles bradarem que conseguiram e tal…
    Mas eu pergunto, e daí? A gente sabe o que a Fup representa e não é esse processo de negociação que vai mudar nosso sentimento.
    Terceira proposta da empresa com mais uma migalha de aumento? Beleza. Pelo menos, dessa vez, não participamos desse jogo de cena.

  12. WELL disse:

    Bem tudo isso e muito triste, não somos unidos, como outras categorias , tipo metalurgicos, receita federal etc, os colegas de São Jose, derão foi um tiro no pé e acabou espirrando na gente.

    Gente a Petrobras hoje só olha seus gerentes, coordenadores etc.. e alguns membros da Engenharia, ou melhor Petrobras e uma empresa de Engenheiros, nos a grande maioria enquanto não nos unirmos e entender nosso real valor , força e importancia para o crescimento desta empresa fomos continuar patinando e na hora da aposentadoria lamentar.

  13. CAPO disse:

    Trabalhadores,
    Não estamos aqui para lutar por numerário apenas, mas sim, por VALORES!!!
    Quando se luta por igualdade, respeito e justiça, o dinheiro passa a ser o de menos, não se troca dignidade por centavos; muito menos respeito por cargos.
    Toda luta tem sua parcela de sacrifícios,para se plantar e ter frutos no futuro temos que ter suor no rosto e calos nas mãos. NÂO EXISTE LUTA INGLORIA e sim entregismo covarde.
    Barão de Itararé.

  14. Kléber disse:

    Brutus, vc disse : “Triste é perder 2 companheiros e ainda assim arregar pra empresa. Lamentável!”
    Cara, estávamos fazendo movimento desde 22 de março. E vocês? Somaram com a gente? Tem gente que só se interessa em época de PLR…

  15. Brutus disse:

    Não entendi, Kléber.

    Triste é perder 2 companheiros e ainda assim arregar pra empresa. Lamentável!

    Não há como “não ir nessa onda”, pois há interesses comuns. Enquanto a FUP negar a proposta, não deveríamos abrir a boca pra falar NADA contra eles.

    Que o teatro do “surubônus” é pra aceitar uma PLR rebaixada, isso todo mundo já percebeu, agora aceitar uma proposta rebaixada ANTES DO VILÃO?? Isso é um absurdo sem igual. Eu não acredito em burrice, apenas em MÁ INTENÇÂO e interesses obscuros!!

    Achar que podemos avançar eu ainda acho, até porque o teatro da FUP continua, mas que essa aceitação é uma VERGONHA pra quem levanta a bandeira da FNP, ah isso é…

    É muito simples: quem nega está certo e quem aceita está errado. Não tem como complicar mais que isso.

    Independente de ser a vontade da categoria, TENHO CERTEZA que a coisa lá foi MUITO mal conduzida.

    Estamos em julho, não em setembro ou outubro. NADA justifica essa aceitação…

    CHEGA DE CONFORMISMO, CHEGA DE PELEGUICE!!!

  16. Edson disse:

    Não concordo com o colega que diz que tá todo mundo morrendo de fome, que tá duro. Eu não estou, não sou gerente, nunca recebi subornus e nem sou amigo do rei. Não moro com a mamãe, pelo contrário, sustento mais gente do que deveria. Petroleiro não pode ser morto de fome, por que se for vai ficar sempre comendo migalha. Gente, parem de se endividar e sejam responsáveis, por que o patrãoguito quer que a situação continue na mesma, pois basta oferecer um pão velho e duro, que o pião burro e sem juizo aceita e ainda diz que foi Deus que quiz assim.

  17. EDSON disse:

    Não existe a menor dúvida que a atitude do Sindipetro-SJC é inaceitável, entretanto, a FUP não tem nenhum direito em reclamar que algum sindicato da FNP ou qualquer outro que seja, assine sem a “anuência” deles, pois ano após ano ela (FUP) tem prejudicado a categoria, quando se vendeu por cargos induzindo seus sindicatos a aceitarem propostas inferiores ao que a Petrobras poderia pagar. É MUITA CARA DE PAU.

  18. Mondzelewski NF disse:

    Companheiros. Em qualquer lugar do país; sendo da FUP ou FNP; somos uma só categoria. Não tem essa de que em SJC só votaram o pessoal o H.A.. O Administrativo existe em qualquer unidade operacional. É inadimissível que companheiros roeram a corda, agora! Fica a conciência dos companheiros de Sanjóca até o nosso ACT 2011/13, pelo menos.

  19. Kléber disse:

    Sou da Revap e digo: Mês passado fizemos greve de 24 horas e vcs ficaram naquela de atraso de 2 horinhas. Estamos fazendo movimento por melhores condiçòes de trabalho desde o dia 22 de março com atrasos indeterminados por tempo indeterminado (movimento intensificado com a morte de 2 companheiros terceirizados), e vcs…nada…
    A empresa lança a segunda proposta e a Fup decide “”fazer movimento” 10/15 dias depois…Sinceramente, a gente aqui da Revap está pagando pra ver este teatrinho da Fup…Triste e ver vcs indo novamente nessa onda.

  20. claudio disse:

    É quase inacredítavel que uma célula só, ou seja, SINDIPETRO SJC possa colar à perder, todo o esforço de uma classe para equiparações de igualdade e justiça. Fico sem palavras para descrever tanta SACANAGEM… Porque será que hein! Que alguém tomaria uma iniciativa desta magnitude isoladamente?

  21. andersonbramos disse:

    Não se preocupem, quando alguma outra base encostar a ponta da caneta no papel, já iremos receber um informativo dizendo que “Quase todas as bases já assinaram”.

  22. será que alguém pode me informar, parece que eu houvi que + 1 sindicato assinou. é, assim a coisa fica + dificil. só quero ver como a fnp/fup irá resolver essa situação. infelismente companheiros, eu que sou contra essa assinatura eu acho que a fnp/fup acabem logo c/ isto ou façam uma greve imediatamente ou leva esta m”’ p/ a categoria deliberar se aceita ou não é como eu falei dinheiro p/ eles não é problemas pois eles tem o BANFUP E BANCO DA FEDERAÇÃO DOS PETROLEIROS.
    ABRAÇO A TODOS OS COMPANHEIROS.

  23. Marcos disse:

    por favor gente, não acreditem se disserem que assinaram no Sul, é mentira, até agora nada, deve ser gente querendo fazer que companheiros de outros estados que aqui lêem alguma materia a assinar também!

  24. Joselito disse:

    Alguém aí da Revap tem algum dinheiro pra me emprestar? Pago com juros proporcional ao que conseguirmos a mais.

  25. Rico - REVAP disse:

    Sou da Revap e também estou decepcionado com meus companheiros de base, por isso não concordo quando generalizam em relação aos companheiros da REVAP. O que entendo com isso tudo é que o sindicato infelizmente não consegui demonstrar de forma muito objetiva que essa proposta não é a ideal, por isso fica minha insatisfação quando o sindicato solta uma nota querendo deixar os companheiros como unicos culpados desse vexame ele também tem sua parcela de culpa.

  26. Zé Mané do Povão disse:

    Se só SJC e RS assinaram, a luta ainda não é perdida.

    Ainda temos o NF, por incrível que pareça, toda a FUP, o Sindipetro RJ, bases fortes para o avanço de uma proposta melhor.

    Espero que continuemos mobilizados, todos os Sindipetros, independentes de linhas políticas.

  27. Nossos colegas da Revap deram uma demostração de covardia plena

    Espero que nossas bases assumam essa responsabilidade de manter unida a categoria, menos é claro a pelegada da Revap

  28. Vinícius Camargo disse:

    A ASSINATURA DE UM OU MAIS SINDICATOS NÃO INVIABILIZA NOVOS GANHOS!
    ISSO É FATO E JÁ OCORREU!

    Caros,

    a assinatura do SJC, não inviabiliza novos ganhos na PLR. Já tivemos situação semelhante e, PIOR: a fup havia indicado aceitação da proposta, 3 sindicatos haviam assinado o acordo, e um deles já estava em vias de receber, e a categoria, MESMO ASSIM, E PELA BASE, negou a proposta rebaixada e se mobilizou para avançar.
    A companhia recorreu ao Governo (a Dest), que teve que dar o braço a torcer e retificar seu balanço, aumentando o montante provisionado, e apresentar nova proposta. Que os trabalhadores mais do que mereciam.

    QUADRO INIGUALÁVEL DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL, INDEPENDENTE DE FEDERAÇÃO (27 e 28/07/2011)

    Por todo o Brasil, a categoria demonstrou seu descontentamento e permanece mobilizada.

    Faz muito tempo que isso não ocorre! Nesses últimos 9 . . . 10 anos, nunca, a categoria demonstrou sua força como demonstra agora.

    Nem quando conquistou a melhoria do regime especial de campo (símbolo para o pessoal embarcado), nem quando conquistou os 30%, a isonomia (símbolo para o pessoal de terra), nem a hora extra-troca de turno, etc.

    PORTANTO, SE ESTAMOS COM UMA MOBILIZAÇÃO MAIS INTENSA DO QUE QUANDO CONQUISTAMOS QUESTÕES TÃO IMPORTANTES, AGORA PODEMOS CONQUISTAR MUITO MAIS!

  29. Vinícius Camargo disse:

    Caros,

    sempre que isso acontece, de uma base correr para assinar, os colegas que se beneficiam de uma PLR rebaixada para os trabalhadores, começam a propagar as falas para a desmobilização:

    - de que não tem mais jeito, se um assinou, perdeu! Todos vão assinar;
    - de que a proposta não vai mudar, se um ou mais sindicatos já assinaram;
    - de que a luta é cheia de traíras, que a categoria é desunida e não terá força para exigir aquilo que é seu direito;

    E outras falas, que só tem o objetivo de dar a impressão que a categoria não deseja mais lutar por uma PLR Justa e de que não há como fazê-lo.

    No entanto, todos devem saber que este é o jogo, a categoria se mobiliza e conscientiza, e o Patrão desmobiliza e aliena.

  30. davi santos disse:

    infelizmente agora que SJC assinou, não temos mais como avançar; pois a empresa vai utilizar o “principio da isonomia” para justificar que não pode pagar valores diferentes para a categoria; o jeito agora é aprender com os erros (dos outros inclusive) e partir para a negociação do acordo coletivo de forma conjunta para não temos mais nenhuma supresa desagradavel. Quanto a PLR agora é aguardar as assembleias e marcar a nossa também.

  31. Pelego disse:

    Nada que uma grana na não certa não explique…

  32. santos disse:

    Bom dia.
    Não sei como os petroleiros de SJC aceitou essa PLR.
    Sds.

  33. Coringa disse:

    Fizemos 38 hs na operação da UTGCA para uns bamdos de SJC aceitarem a proposta , infelizmente pisaram na bola feio com toda a categoria , porem nossa parte fizemos agora vamos esperar e ver o q vai acontecer……….

  34. companheiros, não adianta chorar o leite derramado, os pelegos de sjc assinaram esta merreca, agora é torcer p/ que os nossos representantes marquem imediatamente uma greve geral, espero que eles não marquem essa greve p/ o dia 15 de agosto tem que ser de imediato pois eu acredito que os companheiros não irão aguentar esperar. pois os nossos representates não estão esquentando muito a cabeça pois eles tem ”dinheiro a hora que eles quiserem” é como eu falei anteriormente, eu nunca vi uma categoria receber a mais depois que uma aceitou o que a emprêsa ofereceu. agora é agdar o final dessa historia. obs: representantes marque logo esta ???. abraços a todos os pelegos de sjc, abraços aos companheiros de fibra e vamos a luta.

  35. Vladimir disse:

    Realmente ter começado o movimento de 24h, já sabendo o resultado de SJC foi um balde de água fria. Agora basta a Empresa cruzar os braços e esperar.

  36. Brutus disse:

    Oliveira, não entendi o raciocínio. Isso parece mais é desculpa de pelego querendo logo receber a PLR.

    Eu sou do adm de Santos, fiz greve e sei que vou ser descontado. Fiz isso por acreditar na unidade da FNP e por estar revoltado com as mudanças do avanço de nível (coisa que a PUF já se manifestou contra e gente até agora nada).

    Agora um monte de pelego passa-fome conseguem prejudicar toda uma categoria e querem vir falar de lição??

    LIÇÃO DE (__*__) É R*L@ !!!

    Perguntas:
    1) Como foi a votação para aprovação da proposta da empresa nessa base de São José??
    2) Alguém filmou essa palhaçada??
    3) Quem será que levou cargo nessa??

    Na boa, é melhor fazer uma campanha falsa e ridícula falando de “surubônus” do que ter uma base dissidente que consegue ser mais pelega que a PUF inteira.

  37. ivo disse:

    parem com essa mania de quererem parecer mais forte do que são , tá todo mundo duro e precisando do dinheiro ( há não ser aqueles que moram com a mamae , aí é mole) , tem muita gente que arrota que faz e acontece mais não é de nada, se o pessoal do sjc aceitou está no direito deles os insatisfeitos tem todo o direito de sair da petrobras ( a maioria ainda só fala sair que é bom nimguem sai, no maximo sai de medio para superior) e num pais que professor ganha 500 reais este discurso de plr é migalha deve ser sacanagem

  38. Carlos Eduardo disse:

    O sindipetro S.J. dos Campos ter assinado foi uma “tremenda falta de sacanagem!.”

    Mas agora é levantar a cabeça e continuar na luta, perdemos uma batalha, não a guerra!

    Como já diria o Obama: Yes, We Can.

  39. J,C.Ribeiro disse:

    Realmente o que aconteceu na Revap é lamentável,mas os demais sindipetros continuam em busca de uma PLR justa.
    Agora é somar forças com as bases que estão lutando e partir para outras formas mais incisivas de enfrentamento…rumo à vitória.

    Quem luta conquista!

  40. Vinícius Camargo disse:

    Recomendo , especialmente, aos colegas de São José dos Campos que ouçam umas músicas e parem para refletir.

    As músicas a que me refiro estão no blog, na página trilha sonora:

    http://petroleiro2020.wordpress.com/trilha-sonora/

    Um abraço a todos !!! Todos, mesmo !!!

    A divisão da categoria só beneficia o ladrão.

  41. A negociação, os Movimentos do Patrão, os Sinais da Força da Categoria, e a disputa Sindical (fup x FNP)

    Caros, a MOBILIZAÇÃO NACIONAL VINHA E VAI SE DESENVOLVENDO MUITO BEM!

    Os movimentos do patrão, nessa negociação, mudaram espetacularmente!!!

    1ª Proposta – O patrão apresentou a 1ª proposta rebaixada – Tomou calor da categoria;

    Vendo os ânimos e a Mobilização Nacional da Categoria, tentou dar uma chave de galão na fup, coisa normal, mas, depois, como ficou sem o caminho tradicional para “resolver” as coisas, teve que tentar dar a chave de galão na FNP, não funcionou;

    2ª Reunião (sondagem das possibilidades e refugo) – Depois, mesmo alertado pela fup que a coisa não estava sob controle, fez a 2ª reunião para sondar o que os Sindicatos e Federações achavam razoável, aquela coisa de construir uma proposta rebaixada com o apoio e obra das direções sindicais. Não deu certo porque nossos diretores sindicais sabem (e muitos trabalharam para isso), que os trabalhadores estão mobilizados por estarem conscientes de seus direitos, independentemente de Federação ou Sindicato;

    SurBônus, uma saída para uma PLR rebaixada – A fup, nessa reunião, já havia começado a propagar o bordão do SurBônus, uma saída para negociar uma PLR rebaixada, mas com um “símbolo de justiça” com a retirada dos privilégios dos gerentes. No entanto, pelo cenário, não seria possível à fup fechar a negociação, ali, isto é, sem realizar o movimento, para baixar a temperatura do pessoal, pela conquista de um novo “avanço”, mesmo que pequeno, e que houvesse a “grande vitória” contra a gerentada!

    3ª Reunião/ 2ª Proposta – Com a apresentação da 2ª proposta, em um 3º tempo, presenciamos dois atos:

    O primeiro, foi o retardo da negociação, de fato, jogando com a ansiedade da categoria;
    E o segundo, a antecipação do famoso informe do RH, com os dizeres “última proposta”.

    Ambas as ações, já demonstravam as dificuldades do Patrão, pois este teve que, já no início das conversações, elevar o tom da negociação, sem o gradualismo com que fazia o balé com a fup nas negociações passadas.

    ANPR – Logo em seguida, mais uma ação para dividir a categoria, mas passar por bonzinhos e coerentes tecnicamente com as necessidades de ajustes nas políticas de Rh da companhia. Atropelaram a fup, nem falaram com a fnp, e tentaram quebrar a coesão da categoria semeando ciúme contra os nossos queridos e valorosos colegas de início de carreira. Foram contra tudo e contra todos para dividir, mas perderam, não conseguiram dividir, ao contrário, a categoria ficou mais coesa, e as mobilizações cresceram;

    QUADRO INIGUALÁVEL DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL, INDEPENDENTE DE FEDERAÇÃO (27 e 28/07/2011) – Por todo o Brasil, a categoria demonstrou seu descontentamento e permanece mobilizada. Faz muito tempo que isso não ocorre! Nesses últimos 9 . . . 10 anos, nunca, a categoria demonstrou sua força como demonstra agora. Nem quando conquistou a melhoria do regime especial de campo (símbolo para o pessoal embarcado), e nem quando conquistou os 30%, a isonomia (símbolo para o pessoal de terra).

    PORTANTO, SE ESTAMOS COM UMA MOBILIZAÇÃO MAIS INTENSA DO QUE QUANDO CONQUISTAMOS QUESTÕES TÃO IMPORTANTES, AGORA PODEMOS CONQUISTAR MUITO MAIS!

    Disputa Eleitoral Sindical (fup x FNP) – No entanto, por incrível que pareça, nesse quadro inigualável de Mobilização Nacional, alguma oposição sindical no Sindicato de São José dos Campos conseguiu mobilizar ou criar um conflito dentro da categoria que proporcionou a aceitação da 2ª proposta, aquela rebaixada, e que todos os Sindicatos e Federações (fup e FNP), e a enorme maioria dos trabalhadores, a rejeitaram e a repudiaram.

    Tem limite? – Caros, disputa eleitoral sindical ou conflito quaisquer entre os trabalhadores, tem limite. O limite é o interesse da categoria. Esse aparente “ganho” da oposição sindical, da promoção do perde perde, dentro de uma base da FNP, tem muitos objetivos, mas o que o mesmo poderia causar, se não fosse o esclarecimento político dos petroleiros, seria jogar no lixo, a Mobilização Nacional, a expressão da Força do trabalhador, conquistada independentemente dos Diretores de cada Federação Sindical, seja FUP ou FNP;
    Mobilização pela Base – O calor que a fup tem tomado da categoria e o fortalecimento da FNP pela consolidação das oposições, têm se mostrado sadio para o movimento sindical, pois vêm possibilitando que, até os Diretores Sindicais atrelados ao governo e o Gerente de RH da Companhia, possam voltar a desempenhar um pouco de suas verdadeiras funções, os primeiros, funções sindicais, e o segundo, gestão de pessoas, mas, tudo, devido à mobilização dos trabalhadores, pela base, e a necessidade dos políticos de se manterem no poder e, ao menos, “reduzir” a margem de manobra dos trabalhadores;
    A contra-informação do Patrão – Ontem, no final do dia, o Patrão já soltou o informe de que o primeiro sindicato já assinou a proposta rebaixada e que só resta aos demais fazerem o mesmo, que se um já assinou, não tem mais o que mudar. Ainda, tenhamos claro que os indicados políticos e aqueles que se beneficiam com a plr achatada dos trabalhadores, já foram acionados para propagar essa fala contra a categoria: na internet, no e-mail, na entrada, no elevador, no ônibus, nas reuniões, na fila do exame periódico, no aeroporto, em todos os espaços públicos, e, especialmente, contra aqueles trabalhadores que estão mais apertados do dinheiro.

    Isto é para dar a impressão que todo mundo está pensando que não tem mais jeito e que ninguém quer mais lutar por uma PLR Justa.

    Falas opressoras e de manipulação – Utilizarão todas as falas que contenham as seguintes estratégias de manipulação:

    -“está tudo decidido” – se já está tudo decidido não tem o que fazer, não tem mais porque lutar;
    -“quem é você para querer fazer ou ser diferente” – como criam o clima de que a maioria já não quer a PLR Justa, se alguém vai em uma direção, todo mundo deve ir. Explora um possível sentimento de inadequação das pessoas;
    -“e a da inveja, do otário que vai receber a mesma coisa depois” – explora o sentimento de aparente perda ou de não ter angariado vantagem – “podia” ganhar agora, mas deixou para depois.

    Portanto, e por tudo, estamos nos primeiros rounds de uma luta em que, sempre, o trabalhador já entra perdendo (entra porque já perdeu), e em que, as regras, as leis, determinam que o adversário pode tudo, até retirar-lhe, ou colocar contra seus interesses, seu técnico, médico, ou qualquer outro participante de sua equipe. Enquanto que o Trabalhador, não pode revidar nem com a mesma dedada que lhe desferiram nos olhos.

    Assim, o Trabalhador não tem dono!!! Ele é dono tanto de seu Sindicato quanto de sua Federação. A mobilização não foi e nunca será da fup ou FNP, sempre foi a MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA CATEGORIA QUE LUTA E REIVINDICA O JUSTO!!!!

    Agora, pelo quadro de mobilizações vitoriosas e com enorme adesão, mais do que nunca, devemos pressionar por uma PLR Justa, que honre o Plano de Negócios que os trabalhadores construíram em favor da Companhia e que abrem novos horizontes ao País.

    Todos os trabalhadores já fizeram por merecer um pedaço do bolo que tanto cresceu pela contribuição e obra do trabalhador.

    Criação dos Trabalhadores – Plano de Negócios 2011/2015 – PETROBRAS

    Plano de Negócios 2011/2015 – PETROBRAS

    http://www.petrobras.com.br/ri/publicador/arq/126/arq_126_12239.pdf

    Apresentação na Web – Plano de Negócios 2011-2015 – Petrobras

    http://webcast.mz-ir.com/publico.aspx?codplataforma=3047

    http://www.petrobras.com.br/ri/Show.aspx?id_materia=Blbn3p6XmZrwWsYRbWZbjw==

  42. Oliveira disse:

    Pessoal, o que aconteceu em SJC foi algo fora do comum, mas entendo o lado dos caras. Eles não queriam fazer um movimento que eles sabem que teria avanços. Mas como o pessoal do HA não participa do movimento, eles (turno) quiseram dar uma lição no HA. Agora basta todas as outras bases brigar pela PLR e o pessoal do HA de SJC ver que daria para conquistar mais. E essa situação vai ficar de lição para todos os HA’s. Bom é que em cada ano, uma base faça isso, aí todos começam a participar.

  43. RIBEIRO disse:

    ALGUNS MORTOS DE FOME,POR GASTAR A PLR ANTES DE RECEBE-LA,NÃO TENDO COMO
    PAGAR AS DÍVIDAS CONTRAIDAS CONTANDO COM O OVO NO FEOFÓ DA GALINHA,DÁ NISSO.
    AGORA TEREMOS QUE AGUENTAR.
    CAMBADA DE FROUXOS…

  44. RIBEIRO disse:

    ALTAS COCA-COLAS SEM PRESSÃO,DECEPCIONANTE.
    TANTA PRODUÇÃO PARA ABSOLUTAMENTE NADA.
    KKKKKKKKKK

  45. aloisio disse:

    Já divulgou Waldir, recebi no celular: “… . Os empregados dessa base receberão PLR no dia 05/08/2011.” O SJC “fechou” a FNP. Agora a FUP tem até uma desculpa para assinar… A decepção maior é que fica o recado: não adianta o lucro crescer, nossos valores não estarão atrelados ao “bolo” entregue aos acionistas. Não adianta a categoria ser produtiva, fazer a sua parte, vestir a camisa ou qualquer outro termo que queiram utilizar: não participaremos de qualquer incremento nos lucros. Agora temos que TENTAR melhorar o PCAC e um ACT que não venhamos a perder muito (do jeito que está, é isso que tenho que pensar – ganho sei que não terei). Realmente foi um balde de água fria. Não esperava a aprovação de um valor tão baixo.

  46. Waldir disse:

    na boa isso aí foi uma tremenda sacanagem, agora a FUP é que vai chamar a FNP de pelegos. Amanhã podem ter certeza o RH vai divulgar que um sindicato já assinou e agora aguarda a posição favorável dos demais, acho que agora não temos mais moral junto a empresa e muito menos junto a FUP estou decepcionado com a FNP e com SJC.

  47. bastos disse:

    obrigado pelegada da fnp o dinheiro tá na conta , luta que luta que nada

  48. é inadimissivél quebrar uma corrente e ir ao contrario da fnp, como pode uma categoria aceitar uma merreca dessa, os companheiros deve está morrendo de fome uma vez que todos nós estamos unidos p/alavancar uma plr que c/ todos os esforços da categoria merecemos. mas isso não irá atrapalhar, apesar que ficará mas dificil mas iremos mostrar a empresa que na guerra morre um soldado mas a batalha continua e mostraremos que este soldado é um desertor. agora é que vamos mostrar a empresa que os sindicatos não irão aceitar só porque uma categoria pelegada aceitou, vamos a luta porque a guerra só está começando.

  49. Irineu disse:

    Infelizmente SJC roeu a corda. Não haverá mais qualquer avanço, já era.

    Sds, Irineu

  50. aloisio disse:

    Prezados, como fica a situação agora?? Acredito que a FUP esteja fazendo encenação: “plr sem privilégios”, ou seja, se a Petro informar que não pagará surbônus aos gerentes ela (FUP) vai solicitar aprovação com o mesmo valor e dizer que conseguiu grande coisa. Uns vendidos. Na base FNP já tem essa dissidência. Do ponto de vista legal o que acontece agora que um assinou? Temos como ter valores diferentes? Imagino como será nosso ACT … mais um ano de arrocho, redução de direitos na AMS e aumento percentual da RMNR sem incorporar…

Esta matéria foi citada nos seguintes sítios eletrônicos:


Deixe seu comentário

A entrega do pré-sal

Boletim Especial RPBC

Arquivos